Automação de ambientes: Como a tecnologia pode beneficiar essa experiência

 

Já pensou na possibilidade de sair de casa, sem se preocupar se a luz de algum ambiente ficou acesa?

Ou ainda não precisar de levantar-se da cama para fechar as cortinas?

Hoje, esses cenários são possíveis, graças a automação de ambientes.

Com o intuito de facilitar e otimizar a rotina do morador, trata-se de equipamentos e dispositivos tecnológicos que podem ser controlados por smartphones e tablets através de redes sem fio.

Hoje, todos os espaços de uma residência podem ser integrados e automatizados.

Além de oferecer mais conforto, a tecnologia também incide na sustentabilidade, já que é possível controlar a quantidade de água e luz consumidos, por exemplo.

Falaremos sobre como essa tecnologia tem atuado na experiência de uso de moradores e como profissionais têm se beneficiado disso:

Experiência de uso;

Benefícios;

Quais ambientes podem ser automatizados?

Como qualquer pessoa, pode se beneficiar desse serviço?

automação residencial

O wireless tem melhorado a experiência de uso na automação de ambientes

Um dos preceitos da construção civil, da arquitetura é tornar o seu produto fácil, prático e usável. Nesse sentido, o conceito de smart home tem interpretado literalmente o que foi ensinado.

Hoje, existem duas grandes vertentes na automação residencial: os sistemas tradicionais e os produtos para casa conectada ou inteligente.

O primeiro, se refere a sistemas de um fabricante único, de média a alta complexidade e que exige um profissional para definição e implementação do projeto. Para esses casos, existem opções com e sem fio.

Os números apontam para a expansão do mercado e, apesar de ainda não ser popular entre grande parte da população, a automação de ambientes tem crescido.

De acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), existe a estimativa de que 300 mil imóveis no Brasil usufruem da tecnologia, mas o potencial de crescimento é de 1,8 milhão de residências.

Em geral, não há uma grande variação de preço entre a opção wireless e a cabeada.

A escolha, portanto, é feita a partir dos prós e contras de cada um.

O sistema sem fio, por exemplo, é recomendado quando a residência já está sendo ocupada.

Com o sistema a partir de ondas, não é preciso quebrar paredes para a cabeação.

No entanto, existe mais uma opção de rede wireless na automação.

Nas redes wireless, a menos utilizada é a WiFi, sendo útil apenas na comunicação central de automação com o usuário (permitindo que seu smartphone interaja com o sistema, por exemplo).

As mais utilizadas possuem protocolos mais adequados, como ZWave, ZigBee ou mesmo RF.

Falando de casas inteligentes, aí sim, o uso do WiFi é praticamente obrigatório.

Nesses sistemas, a inteligência e conectividade entre os equipamentos “centrais”, como Google Home e Alexa, dependem da conexão com a internet. 

E, quais são os benefícios da utilização de sistemas de automação de ambientes?

A automação de ambientes não é uma novidade na área da arquitetura e engenharia, contudo, só agora os benefícios do wireless tornaram a tecnologia mais acessível para a população. Além disso, ela também é consagrada internacionalmente pelo seu compromisso com a sustentabilidade.


Confira alguns dos benefícios da automação de ambientes:

  • Conforto e conectividade: acordar com uma música, as cortinas se abrem, o ar é desligado, seu café está sendo preparado, "Tenha um bom dia!"
  • Eficiência energética;
  • Sistema de som, você pode escutar canto da casa e sincronizar todos os ambientes e fazer sua festa, churrasco ou jantar especial com apenas um comando;
  • irrigação de jardim automatizada;
  • Biometria;
  • Controle de temperatura;
  • Fechaduras eletrônicas;
  • Gerenciamento da casa à distância. As lâmpadas da casa: podem ser programadas para o controle automático da intensidade de iluminação ou no momento de ligar e desligar;
  • O controle de iluminação à distância: persianas e cortinas podem abrir e fechar automaticamente, em horários pré-definidos, sendo possível aproveitar ao máximo a iluminação natural;
  • Interfone e portões principais: com esse sistema, é possível liberar a entrada de uma visita com o celular. Esse benefício é especialmente importante para quem tem dificuldade de locomoção;
  • Sistema de áudio e vídeo: integrar TV, projetor, caixas de som, videogame e assinaturas como Netflix e Apple TV são uma possibilidade de conforto para o morador;
  • Câmeras de segurança: instalar câmeras de segurança nos cômodos da casa é especialmente importante para monitorar crianças e, para saber o que acontece na sua residência em sua ausência;
  • Sob situações de inundações, vazamento de gás GLP ou até mesmo sinais de fumaça, a casa inteligente pode fechar automaticamente válvulas de gás, abrir janelas, ativar alarmes sonoros, acender luzes de emergência e notificar seu morador. A segurança integral para você e sua família 24 horas por dia, você pode sair ou dormir, mas sua casa está em monitoramento por você;
  • Banheiras: outra possibilidade de conforto é configurar a banheira de casa para já estar no nível de água aquecida adequado no momento de chegar em casa;
  • Eletrodoméstico: hoje já é possível encontrar marcas que desenvolvem aparelhos inteligentes, podendo ser configurados do seu próprio celular. 

 

automação

É possível ligar todos equipamentos a uma rede e, por meio da Internet das Coisas, também realizar o controle mesmo quando você não estiver em casa. Com tudo interligado, sua casa pode ficar ainda mais confortável, segura e com funcionamento personalizado de acordo suas preferências.

Esses pontos traduzem a comodidade entre usuário e morador e anuncia porque cada vez mais pessoas têm adotado a tecnologia.

Uma Casa Inteligente pode medir o consumo em tempo real de cada cômodo, sendo em Reais ou Kwh, junto com a previsão do tempo, que pode evitar que irrigadores sejam ligados ou boilers de piscinas e aquecedores liguem sem necessidade.

Além de tudo isso é totalmente eficaz na integração do Painéis de Energia Solar, fazendo a economia aumentar drasticamente no final do mês. Evite o desperdício, principalmente, com a ajuda de um sistema inteligente pensando por você e para você.

Cientes de que a população está envelhecendo, automatização de ambientes é opção para segurança na terceira idade.

Todos os benefícios citados, anteriormente, são pontos positivos na relação morador-residência, mas, acima disso, eles podem trazer ainda mais vantagens quando estamos falando de idosos e crianças.

 Como percebemos, os benefícios na automação de ambientes são muitos.

Contudo, o sistema wireless requer alguns cuidados quando se fala em sistema de segurança residencial via internet.

Ataques cibernéticos são facilitados pela natureza incontrolável da internet. 

Somado a isso, a atuação de um profissional habilitado, influenciará, diretamente, na boa experiência do usuário com o sistema.

Além de garantir maior conforto, automatizar sua casa, no fim das contas, é investir em economia.

Até mais!

Obrigado por acompanhar nosso trabalho!

__

Para saber mais de nós e, de nosso trabalho, basta "CLICAR" no ícone de sua preferência abaixo.






Comentários

Postagens mais visitadas