O Impacto das Cores na Arquitetura


cor na arquitetura
A palavra cor vem do latim
color e, em todos os idiomas e, em todas as culturas, a cor, este fenômeno que dá o colorido ao mundo, está, diretamente, relacionado à luz.

As cores exercem uma ação tríplice: a de impressionar, a de expressar e a de construir.

Ou seja, a cor é vista, ela impressiona a retina. Ela é sentida: provoca uma emoção. E é construtiva, pois tem valor de símbolo e capacidade, portanto uma linguagem que comunique uma ideia.

Obviamente, as cores são fenômenos ópticos e dependem da luz para existirem. Portanto, a luz é o elemento primordial nesta relação, cujo resultado é conhecido como a cor. 

Elas sempre influenciaram a humanidade, mas o sentido de uma cor varia conforme a raça, a crença, a nacionalidade e os aspectos culturais, em em muitas civilizações, as cores eram adotadas porque eram atribuídos valores esotéricos, representando símbolos das superstições religiosas.

Na Arquitetura, as cores são, sobretudo, elementos, como a escala, a estrutura, a vedação, a materialidade e a luz natural.

Quando escolhemos uma cor para elaborarmos nossos projetos, devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato e, que essa cor escolhida, provocará diversas reações em seus observadores, sejam elas positivas ou negativas.

– Anúncios com cores são vistos 42% mais vezes que os anúncios em preto e branco.

– Cerca de 10% da população de países com invernos rigorosos como por exemplo Europeus e Norte Americanos desenvolvem depressão. Já em países com temperaturas amenas no inverno, como o Brasil, o mal atinge apenas 1% da população.

 

Então podemos dizer que as Cores:

o   Podem exercer diversas sensações na criação de ambientes;

o   Possuem diversas funções e podem influenciar em nosso “estado de espírito” (emoções), pois criam diferentes atmosferas, alteram visualmente as proporções de um ambiente, aquecem ou esfriam, valorizam ou criam centros de interesse;

o   São um dos principais fatores na forma como nos relacionamos com nosso ambiente e o que ele nos transmite;

o   Estimulam nossos sentidos e podem encorajar o relaxamento, o trabalho, o divertimento ou o movimento.


As cores são, também, divididas entre Cores Quentes e Cores Frias.

Cores “quentes” (como vermelho, laranja e amarelo) dão a sensação de aumentar os objetos, aceleram nossa percepção de tempo, estimulam a circulação sanguínea do observador, aumentando a temperatura do corpo. São, naturalmente, associadas ao verão e à vivacidade.

Enquanto as " Cores "frias” (como o azul, violeta e verde) - cores do mar e do céu, reduzem as dimensões, aparentes deles. Diminuem a circulação sanguínea, reduz a temperatura do corpo. São cores associadas à calma, harmonia, paz, mas, também, à tristeza e à melancolia.

Como diz o grande Phillip Stark : “ As cores falam por você.”


#coresnaarquitetura

Dicas de cores na Arquitetura, para criar um ambiente cheio de harmonia:

o   A aplicação de cores no ambiente pede equilíbrio; se pintar uma parede de vermelho, é bom pensar em aplicar tons neutros nas outras paredes;

o   A composição de tons de uma só cor também fica boa e pode ser feita mesclando os mais claros com os mais escuros;

o   Escolha um tom para servir de base e um mais vibrante para a parede, levando em conta a cor dos móveis e das cortinas;

o   Quem pretende ousar com matizes mais fortes ou vibrantes deve escolher a parede principal do ambiente – como a que fica de frente para a porta da entrada, que chama a atenção – e evitar destacar paredes recortadas;

o   Para ampliar ambientes pequenos a regra geral é usar cores claras e outras que “afastem”, como o azul e o verde;

No teto, use uma cor mais escura para rebaixar o pé-direito (distância do piso ao teto) alto, “diminuindo” o ambiente. Se o espaço for pequeno, sempre opte branco para “ampliar”;

Para obter definição espacial é ter o piso mais escuro do que a parede, que deve ser mais escura do que o teto;

Na cozinha, fuja da ditadura do branco. Lembre-se que, cores quentes e estimulantes como vermelho, laranja e amarelo podem aumentar o apetite, então para quem tiver necessidade de algum tipo de dieta é recomendável cores mais calmas;

O excesso de luminosidade de uma parede branca, atrás da televisão, atrapalha a concentração na tela; a dica é por uma estante ou outra cor na parede.

Abaixo, um quadro que falando das cores nos Ambientes:


Escolher a melhor cor para o seu projeto, sua casa, não é uma escolha tão complexa, tudo vai depender do objetivo, da sensação que você quer dar ao ambiente e da mensagem que você quer passar. 

#colortrends

Como dizia Walter Gropius … “Minha cor preferida é o colorido!”

Inspire-se!

 

Quer nos conhecer mais?

Acompanhe nosso canal no YouTube!


Assista nosso vídeo: O Impacto das Cores na Arquitetura, abaixo:




Para saber mais de nós e, de nosso trabalho, basta "CLICAR" no ícone de sua preferência abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas