Design Escandinavo: história, móveis e ideias

Estilo máximo com exibição mínima ... é disso que se trata o design de interiores escandinavo.

Simplicidade e função são os princípios orientadores que moldaram as sensibilidades de design da Europa de meados do século, nesta parte do continente, resultando em espaços repletos de luz, leveza, serenidade e um sentimento de unidade com a natureza.

Uma mistura de tendências da Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia, os princípios de design de interiores escandinavos enfatizam elementos naturais, favorecem paletas de cores neutras, mantendo as linhas simples e extraindo a função ideal de cada parte da decoração.

História - 3 Design Escandinavo, História, Móveis e Idéias Modernas

A elegância simples, deste design escandinavo descomplicado, conquistou seguidores em todo o mundo.

História do design escandinavo

Decoração escandinava e os móveis escandinavos, tomaram o "mundo de assalto" após a edição de 1947 da Triennale di Milano (uma exposição de design popular na cidade italiana de Milão).

Móveis, vidros e acessórios para a casa, com a etiqueta de design nórdico, foram uma sensação na feira e se tornaram uma febre em todo o mundo, logo depois.

Capitalizando essa nova popularidade, o show Design in Escandinávia viajou pelos Estados Unidos e Canadá de 1954 a 1957, tornando os designs nórdicos conhecidos do outro lado do lago.

Como resultado, o fascínio pelas ideias de designs escandinavos, cresceu ainda mais.

História-1 Design escandinavo, história, móveis e ideias modernas

É interessante como os móveis e as tendências de estilo escandinavo, evoluíram de forma diferente do design no resto da Europa.

Lá, geralmente, favorecia uma decoração opulenta e ornamentada, inspirada nos estilos de vida luxuosos da aristocracia e da realeza.

As ideias de design de interiores domésticos do povo nórdico traçaram um curso de design diferente, preferindo o prático ao luxuoso, escolhendo funções em vez de babados.

História - 2 Design Escandinavo, História, Móveis e Idéias Modernas

Invernos longos e rigorosos, com poucas horas de luz do dia, mantiveram as pessoas dentro de casa por muitos meses e, moldaram o visual nórdico.

Além disso, a maioria das pessoas vivia em casas pequenas, uma explicação para o estilo minimalista escandinavo.

Portanto, era imperativo fazer com que as casas parecessem aconchegantes e arejadas, com cada objeto refletindo o máximo possível de luz ambiente, as principais características do estilo escandinavo moderno.

Assim como as pessoas, a sensibilidade emergente do design era igualitária, evitando o ornamentado e, celebrando a elegância simples que parecia acessível a todos, princípios seguidos também no caso do design doméstico escandinavo. 

O resultado foi um estilo que combinou com maestria a beleza com a praticidade, seguindo o padrão principal da casa escandinava.

Embora a popularidade do estilo e design escandinavos, tenha diminuído um pouco, na década de 1980, ele disparou novamente na década seguinte, quando o estilo foi reinterpretado.

Na década de 1990, os designers dos países escandinavos, trataram cada objeto que criaram para uso na decoração, como unidades individuais de design, criando peças ousadas e exclusivas.

Parece-nos que a decoração escandinava, veio para ficar!

Princípios orientadores Design escandinavo, história, móveis e ideias modernas

Princípios orientadores

“Menos é mais”, escreveu o poeta Robert Browning, no século XIX.

Ele não poderia saber então que estava, inconscientemente, encapsulando a própria essência de uma tendência de design e estilos de decoração de casas que tomariam forma na região escandinava quase cem anos depois. Uma definição de decoração escandinava em uma palavra, seria Minimalismo.

Quanto a análise das diretrizes gerais, deste estilo de design de interiores nórdico:

Design escandinavo simples, história, móveis e ideias modernas

Linhas limpas

Simplicidade é o mantra do design escandinavo moderno.

O princípio fundamental, da arquitetura escandinava, é priorizar a função sem sacrificar a estética.

Hoje em dia, a oferta online de móveis escandinavos, inclui uma impressionante categoria de modelos e estilos, com uma variedade de preços - na maioria, acessíveis.

O melhor exemplo, do minimalismo escandinavo, é a onipresente cadeira Arne Jacobsen 7: uma presença típica em uma loja escandinava, que chegou a milhões de salas de jantar, cozinhas e escritórios em todo o mundo.

Surpreendentemente resistente, devido às suas linhas simples, mas delicadas, esta cadeira, um ícone da arquitetura moderna de meados do século, com apelo atemporal, ocupa muito pouco espaço visual e é uma "bênção" para uma vida compacta ou espaços de trabalho reduzidos.

Design escandinavo


Luz

Manter a escuridão do longo inverno do lado de fora significa contar muito com a luz da casa e da decoração escandinavas. A luz natural é amplificada por todos os meios necessários.

As janelas da sala de estar escandinava, são de proporções generosas.

Tratamentos de janela, se usados, são mantidos transparentes ou translúcidos.

Os espelhos, um elemento importante da decoração escandinava, são colocados, estrategicamente, para expandir visualmente o espaço e refletir qualquer luz ambiente disponível.

A paleta de cores dominante, da decoração escandinava é, geralmente, um reflexo de luz neutro.

Na concepção do estilo nórdico, as luminárias elétricas, também, são projetadas com linhas e formas simples, criando luz sem adicionar desordem visual.

E as velas, são amplamente utilizadas, emprestando suavidade à decoração escandinava com suas chamas "bruxuleantes".


Cores neutras

Design escandinavo com cores neutras, história, móveis e ideias modernas

Neutros, serenos e suaves - com o branco brilhante sendo a estrela - dominam o design escandinavo.

Essas cores calmas, fazem os quartos parecerem claros e espaçosos, mesmo em um dia sombrio (uma dica de decoração de interiores importante para recriar o ambiente nórdico original).

Elementos naturais, design escandinavo, história, móveis e ideias modernas

Paredes, acabamentos, armários e bancadas brancos atemporais parecem recuar visualmente, fazendo com que os cômodos das casas escandinavas, pareçam muito maiores do que realmente são.


A preferência por cores sóbrias não significa, no entanto, que o design escandinavo seja desprovido de vibração e vitalidade.
Peças de destaque como cerâmica, tapetes, almofadas e arte em tons brilhantes, injetam vida e personalidade nos espaços e, definem um estilo moderno escandinavo elegante.
Na verdade, eles se destacam de forma mais dramática, em um espaço projetado dessa forma.

Elementos naturais

Amantes de atividades ao ar livre, os escandinavos acreditam no celebrar a natureza, mesmo quando estão dentro de casa.

É por isso que a madeira natural. é uma característica predominante nas características dos interiores escandinavos.

A madeira é a escolha preferida. não só para os móveis nórdicos, mas também. para pisos.

Pinho, faia e freixo são de longe os favoritos dos arquitetos escandinavos.

As manchas e vernizes, geralmente, mantêm a luz para manter uma sensação de leveza. Plantas em vasos, também, são comumente usadas na decoração de interiores, da decoração escandinava, imitando a natureza dentro de casa.


Têxteis

Têxteis1 Design escandinavo, história, móveis e ideias modernas

Têxteis, design escandinavo, história, móveis e ideias modernas

Um espaço projetado, no estilo de design doméstico escandinavo, não é, visualmente, pesado por ter muitos tecidos. Os acessórios têxteis, são usados ​​com moderação nos interiores de inspiração nórdica, para causar o máximo impacto, possível.



Por exemplo, um tapete colorido definindo o espaço de descanso e, algumas almofadas com estampas de divisas ou listras em negrito, aquecendo uma poltrona de cor clara; uma manta de malha no sofá; cortinas transparentes nas janelas; talvez alguns jogos americanos estampados e, guardanapos na mesa de jantar.

Tecidos naturais como algodão, lã e linho são preferidos aos sintéticos e mistura elementos importantes, da sala de estar de inspiração escandinava.

Reflexões finais sobre o design escandinavo

Conclusão Design escandinavo, história, móveis e ideias modernas

Todos esses princípios de decoração e design nórdicos, trabalham juntos para alcançar o ideal escandinavo de “lagom” - uma palavra sueca que significa na medida certa: nem muito pouco, nem muito.

Eles criam espaços que são simples, organizados e eficientes, mas calorosos e acolhedores.

Características típicas, de qualquer casa de estilo escandinavo.

Os escandinavos gostam muito de receber a família e os amigos, para uma refeição.

A mesa da cozinha, muitas vezes, com folhas de expansão, desempenha um papel importante no mobiliário de design escandinavo e, torna-se o coração da casa onde todos se encontram.

As casas iluminadas e convidativas tornam mais fácil viver o sonho dinamarquês de “higiene”, que é, essencialmente, viver uma vida boa cercado por entes queridos.

As casas e o design de interiores escandinavos são tão igualitários, quanto utilitários.

Existem tantas butiques de rua e, lojas de design escandinavo vendendo o essencial da decoração escandinava, quanto lojas de móveis escandinavos a preços acessíveis, ao alcance de todos.

E, como os móveis e interiores escandinavos, em geral, são minimalistas, a maioria pode adotá-los sem quebrar o banco. Apenas mudar algumas peças de destaque, de vez em quando, é o suficiente para refrescar qualquer espaço e, ter sua própria experiência escandinava de decoração de casa.

Temos certeza que depois de ler sobre seus princípios e, características dessa tendência de arquitetura moderna, de meados do século, você conseguirá identificar o que é o design de interiores escandinavo e, acima de tudo, saberá como usá-lo.

*imagens retiradas da WEB.

Referência livro: História do design Escandinavo moderno


Até mais!

Obrigado por acompanhar nosso trabalho!

__

Para saber mais de nós e, de nosso trabalho, basta "CLICAR" no ícone de sua preferência abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas