Paginação de Pisos: o que é e como aplicar em seu projeto


 A paginação de piso é um planejamento que estabelece como será o desenho do piso de determinado ambiente. A partir dessa etapa, é montada uma estratégia para fazer a instalação ou o assentamento da melhor forma possível, criando uma direção para que as peças se encaixem adequadamente.

Para isso, é preciso determinar o tamanho do piso e do espaço, além da quantidade de peças necessárias. Assim, é possível criar uma harmonização do desenho com o ambiente e evitar tantos desperdícios.


A paginação de piso é representada por uma planta baixa, que marca onde será colocada a primeira peça e, consequentemente, as subsequentes. Ela é uma planta técnica, feita por um profissional de Arquitetura e, quem vai instalar o piso, seguirá no momento da obra.

Ela designa por onde vai começar a instalação de tacos, porcelanato, cerâmicas, pedras, pastilhas, tábuas, rejunte, rodapés, etc.

Para tanto, ele também define o tamanho ideal das peças de revestimento, suas cores ou estampas, e inclui o cálculo da quantidade de peças e em que direção eles serão dispostos na hora da instalação.

design de interiores



Comprar um revestimento simplesmente porque agrada, sem levar em conta todos esses fatores, pode acabar levando a um efeito pouco harmonioso e gerar desperdícios de material na hora da instalação.

O estudo da paginação dos revestimentos estabelece o padrão ou desenho a ser formado em pisos e paredes. Ou seja, a maneira de como encaixar as peças para se alcançar o resultado de desenho pretendido.

Em revestimentos estampados e em peças com desenhos diferentes, a paginação é especialmente importante: é necessário organizar o painel para evitar que se formem padrões indesejados – repetições exageradas, por exemplo.

#designdeinteriores
planta baixa com exemplo de revestimentos empregados neste projeto

Tipos de paginação de piso: formas de aplicar o revestimento

Alinhada

Neste tipo de paginação todas as peças possuem o mesmo formato e dimensões, e estão dispostas nas superfícies de pisos ou paredes de maneira totalmente alinhada umas com as outras.

A paginação alinhada é uma forma mais tradicional de assentamento de revestimentos e confere uma sensação de regularidade ao espaço, sem muita ousadia ou movimento.

Este tipo de aplicação tem como vantagem a economia, visto que tem menos corte e desperdiçam menos material.

Para o cálculo das peças na paginação alinhada, pode-se considerar o percentual de 10% de perda.

Vertical

A paginação vertical utiliza como critério de organização das peças o eixo vertical.

Ou seja, revestimentos retangulares são dispostos de maneira que a maior dimensão das peças é orientada no sentido vertical. Por isso, ela confere a sensação de aumentar o pé-direito do ambiente, já que alonga o espaço.

Para a paginação vertical, o cálculo da quantidade de peças pode apresentar um percentual de 10% de perda.

Horizontal
Contrariamente à paginação vertical, a paginação horizontal organiza as peças de acordo com o eixo horizontal, então as peças serão assentadas com a maior dimensão das peças no sentido horizontal.


A paginação horizontal aumenta a sensação de amplitude (largura) do ambiente.
Para a paginação horizontal, considerar um percentual de 10% de perda no cálculo da quantidade de peças.


Paginação diagonal
Na paginação diagonal as peças são assentadas a 45 graus.
Essa paginação traz a sensação de movimento e dinamismo ao espaço, porém gera mais recortes e desperdício de peças.

Uma curiosidade da paginação diagonal é que ela reduz o ruído de carrinhos ou malas ocasionado pelas rodinhas.
Se você optar pela paginação diagonal, deve considerar um percentual de perda de 20% a 25%.

Espinha de peixe

Bastante utilizada na Europa há vários séculos, a paginação espinha de peixe recuperou preferência em projetos contemporâneos nacionais e internacionais.

Trata-se de um desenho de peças que formam um “zig zag”, ideal para formatos retangulares, com assentamento em ângulos de 45 graus.

Comumente conhecida em pisos de madeira, a paginação espinha de peixe ganhou espaço também em materiais como cerâmica, azulejos e porcelanatos, conferindo um resultado ao mesmo tempo clássico, elegante e contemporâneo.

A desvantagem desse tipo de paginação é que ela aumenta consideravelmente o custo da aplicação, já que a mão-de-obra é maior para seus cortes e acabamentos.

Além disso, o cálculo de perda do material deve ser de 30%.

Escama de Peixe

A paginação tipo escama de peixe tem os mesmos atributos da paginação espinha de peixe, a única diferença está na direção da instalação, já que ambos são formados por réguas do piso intercaladas.

Na paginação escama de peixe as peças são organizadas horizontal e verticalmente, ou seja formando 90°, sempre começando pelas laterais. Enquanto a espinha de peixe segue o alinhamento das paredes, a escama de peixe é instalada na diagonal. Essa paginação também é ideal para peças retangulares.

O cálculo da quantidade de revestimento segue o mesmo padrão do cálculo para o tipo espinha de peixe. Ou seja, a perda de material é de 30%.

#tiposdepisos

Sobre o assentamento, de alguns tipos de pisos existentes:
Piso Porcelanato

O coeficiente de atrito, a dilatação, a absorção de água, a resistência à umidade,

a facilidade de limpeza junto aos produtos químicos de limpeza, além do local de uso e da variação de tonalidade.

Algumas dessas informações são muitos importantes, especialmente, se você quiser usar um porcelanato de cor clara, ou um porcelanato branco.


Piso vinílico

O mais habitual é que a paginação do piso vinílico, corra no sentido da maior parede do cômodo.

Ou seja, se um quarto tem 4,00m x 6,00m, as réguas estarão alinhadas com a parede de 4,00 metros.


Piso laminado

Assim como o vinílico, o piso laminado também geralmente é colocado no sentido da maior parede. É importante lembrar que o piso laminado é apenas colocado sobre o contrapiso ou sobre o piso existente, sem cola, e o travamento é feito através do rodapé.

Além da paginação reta, existem alguns tipos de paginação de piso de madeira que fogem da tradicional: espinha de peixe e chevron.


Paginação espinha de peixe

Espinha de peixe é a paginação de piso diagonal, em que as réguas, geralmente de madeira ou de materiais que a imitam (vinílico, porcelanato ou laminado), lembram uma espinha de peixe.

Elas são colocadas na diagonal, formando triângulos que se conectam.


Paginação chevron

Na paginação chevron, as extremidades das peças são recortadas em 45 graus, para que se encaixem uma na outra e não de sobreponham, como acontece na espinha de peixe. Essa paginação forma uma linha contínua, que é ideal para deixar ambientes pequenos com aparência de serem maiores.



Algumas observações pertinentes:


Diferente do que muitos pensam, piso e rodapé não precisam compartilhar o mesmo material, nem mesmo cores semelhantes. A diferenciação entre eles pode ser utilizada para disfarçar imperfeições da parede com o piso, além de dar a sensação de um pé direito mais alto quando utilizado no mesmo tom da parede.

Piso e rodapé em tons diferentes podem trazer um charme para o ambiente.


O grande truque, para criar a sensação de um pé direito mais alto, é adotar um rodapé mais estreito e do mesmo tom da parede.

Se a ideia é ampliar o ambiente, a regra é escolher peças lisas e mais claras: evite misturar diferentes formatos de desenhos no piso.

No entanto existem lugares aonde é possível ousar mais e escolher maior variedade e combinações de cores e padrões: garagens, halls de entrada, lavabos e áreas de churrasqueiras permitem mais criatividade.

Pedras ornamentais, também, permitem originalidade – e atenção redobrada na hora de paginar, já que os veios devem se encaixar com perfeição na área a ser coberta.


Com todas essas informações em mãos, escolha um profissional que o atenda, escolha o melhor revestimento e Planeje-se a paginação é uma etapa importantíssima para o bom resultado de um projeto, em termos estéticos e, também, econômicos.

Até mais!


Ah, quer saber mais sobre nossa forma de Projetar, clique no vídeo abaixo:



Para saber mais de nós e, de nosso trabalho, basta "CLICAR" no ícone de sua preferência abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas