Projeto de Layout: qual a importância para a sua obra

Criar ambientes confortáveis, harmônicos, organizados e, ao mesmo tempo, eficientes é um dos grandes objetivos da Arquitetura.

Dentro desse tema, sem sermos muito teóricos, poderíamos mencionar a ergonomia, os estudos antropométricos e o Homem Vitruviano.


Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

Tendo mencionado esses termos mais teóricos, agora assim, podemos mencionar que Layouts, independente do isso, precisam ser estudados, levando em consideração medidas, proporções mínimas espaciais.

O processo de construção de um imóvel é, extremamente, complexo.

São diversas etapas, que precisam ser pensadas em conjunto para que então o imóvel seja construído.

O projeto de layout é uma importante etapa deste planejamento do imóvel e, precisa de atenção especial para a construção de um espaço funcional.

A seguir falaremos o que você precisa saber sobre o projeto de layout de interiores, quais são suas especificidades e qual a sua importância para a obra. 

O que é um projeto de layout?

Um projeto de layout de interiores refere-se à organização interna dos ambientes do imóvel.

Seu principal objetivo no projeto arquitetônico é a otimização dos espaços e fluxo de pessoas, garantindo assim o melhor desempenho possível das atividades a serem realizadas no imóvel em questão.

layout residencial

Importância do projeto de layout

O principal benefício do projeto de layout para o imóvel é a certeza da elaboração de um ambiente que seja funcional, traga conforto e bem-estar aos usuários.

Profissionais especializados irão propor soluções estratégicas nas áreas de circulação e, com isso vão otimizar o dia a dia do cliente.

Abrange os projetos de reforma de alvenarias, locação ou readequação de pontos elétricos (caso necessários à adequação do layout que proporciona melhor aproveitamento dos espaços), detalhamento de forro de gesso, bancadas, paginação de revestimentos de piso e parede, elaboração de maquete eletrônica de apresentação e detalhamento de todo o mobiliário proposto, indicando dimensões e materiais de acabamento.

O projeto de ambientação inclui, ainda, consultoria e acompanhamento em lojas e empresas fornecedoras.

Outro fator que comprova a importância desse projeto para a sua obra é que ele possibilita que os demais projetos sejam compatíveis com as reais expectativas do cliente. Isso acontece pois com o planejamento do ambiente interno pronto, com dimensões reais do que será construído, qualquer ajuste necessário pode ser feito previamente, antes mesmo do início das obras. Evitando erros e possíveis retrabalhos no projeto.

#designdeinteriores

Como funciona o projeto de layout?

O projeto como um todo irá girar em torno das expectativas do cliente e, claro, de acordo com as particularidades do ambiente.

Para que o projeto de layout atenda às necessidades dos usuários, o arquiteto deve procurar entender a rotina de quem vai utilizar o espaço, para então entregar uma solução que vá de acordo com tais especificidades.

 

Para adequações ou reforma do ambiente, deve ser feito também um levantamento do local colocando tudo isso numa planta baixa.

Quanto mais detalhado melhor: medidas e estruturas que podem influenciar na elaboração do projeto de layout, como os pilares e vigas, pontos de água, dentre outros.

O ambiente também deve ser analisado, como a iluminação e ventilação no local, por exemplo.

Se o cliente quer um ambiente com iluminação natural ou mais artificial, tudo isso vai influenciar em como será o posicionamento dos móveis e equipamentos no local.

Livro: Neufert A Arte de Projetar

Vale enfatizar, ao longo de uma apresentação, não só a estética do ambiente, mas, principalmente, sua funcionalidade.

Ainda tem alguma dúvida sobre o tema?

Escreva para nós, nos comentários.

Muito obrigado e até mais!

__

Para saber mais de nós e, de nosso trabalho, basta "CLICAR" no ícone de sua preferência abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas