o que é Design de Interiores?

Imagem retirada da internet

O Design de Interiores lida com a forma como "experimentamos" os espaços.

É uma parte poderosa e essencial de nossas vidas diárias e, afeta como vivemos, trabalhamos, nos divertimos e até nos "curamos".
Casas confortáveis, locais de trabalho funcionais, belos espaços públicos - isso é Design de Interiores em ação.


O que faz um Designer de Interiores?

Como o próprio nome já diz, um designer de interiores trabalha com foco nos ambientes internos dos espaços, desenvolvendo projetos voltados ao layout, decoração e organização do espaço.

Ao contrário de um Arquiteto, o designer não vai cuidar da parte estrutural do projeto. 

O principal objetivo desse profissional é criar soluções para aproveitar os cômodos da melhor maneira possível. Para isso, o designer vai além da estética e, considera, também, fatores como a funcionalidade, ergonomia, circulação, iluminação e otimização do espaço. 

É muito comum a área de design de interiores ser confundida com decoração, mas vale ressaltar que o projeto aqui vai muito além dos detalhes decorativos.

Apesar de também trabalhar a estética dos ambientes internos, o designer vai te ajudar a ter um lar muito mais prático, confortável e aconchegante. 

                                                            Design de Interiores | exemplo de Apresentação Gomes Soprano Arquitetura

Entenda a diferença entre
Design de Interiores e Arquitetura

Você sabia que o Designer de Interiores e o Arquiteto têm diferentes funções?

Muitas pessoas ainda confundem essas duas áreas, que apesar de complementares, não são a mesma coisa e, cuidam de partes distintas de uma obra ou de um projeto. 

Ao contrário do que muita gente acredita, o Designer de Interiores não é, necessariamente, um Arquiteto. E é muito comum, ver os dois profissionais atuando de forma conjunta e, talvez por isso é normal que haja confusão, entre as funções desenvolvidas, por cada uma dessas áreas.

Ao construir uma casa, você pode optar por contratar um Arquiteto para desenvolver o seu Projeto de Arquitetura e, um Designer de Interiores, para cuidar do Projeto de Interiores.

Designers de Interiores, também, adotam uma abordagem mais científica para projetar um espaço, entendendo os requisitos do programa, fluxos operacionais, tecnologias digitais integradas, para que os ambientes possa funcionar com eficiência. É onde entra todo o conhecimento do profissional, quanto a layout e planejamento de espaço, paletas de cores, fornecimento/seleção de móveis e decoração, materiais e texturas para atender às necessidades e desejos dos mesmos.

Nunca será apenas em como escolher móveis para o espaço mas, realmente, considerar quem mora no espaço, como eles planejam usá-lo, habitar e conecta-se com ele.


design de interiores
Imagem retirada da Internet

Nem todos os Profissionais encontram-se com seus clientes, pessoalmente.

Muitos são os que oferecem o e-design ou a Consultoria online/remota, o que lhes permite trabalhar com clientes, em todo o país e no mundo.

A Consultoria online/remota costuma ser mais acessível para os clientes, mas exige uma maior proatividade da parte deles, já que eles devem gerenciar as entregas e, fornecer atualizações ao designer, que pode estar localizado a horas/quilômetros de distância.
Quer saber mais como funciona esse tipo de atendimento, entre em contato com nossa equipe de Arquitetos (link de acesso).


E, o que faz um Arquiteto?

Se por um lado, o Designer de Interiores cuidará dos ambientes internos da sua casa, o Arquiteto cuidará do teu Projeto como um todo, com foco na parte estrutural. Este é o profissional responsável por desenvolver todo o planejamento da construção e criar a planta de imóveis, edifícios e estabelecimentos comerciais.

Além disso, o Arquiteto poderá fazer toda a administração e acompanhamento das obras, assim como pode atuar em outras áreas complementares, como paisagismo e o próprio design de interiores. Ele poderá desenvolver um Projeto do zero ou, planejar a reforma do seu imóvel e, até mesmo, ajudá-lo a escolher o melhor terreno, de acordo com os seus objetivos, por exemplo.

Para isso, o Arquiteto faz uma espécie de entrevista para entender suas expectativas e, então, utiliza todo o conhecimento técnico, analisando desde o terreno até a contratação de mão-de-obra e compra de materiais, com o objetivo de desenvolver um projeto capaz de atender às suas necessidades e os seus desejos.

Para falar com um Arquiteto Especialista, clique aqui.


Por que pensar no Design de Interiores,
desde o Projeto de Arquitetura?

Já deu para perceber que ambos profissionais são essenciais, para garantir ambientes harmoniosos e funcionais, não é mesmo? O que muita gente não sabe é que pensar no Design de Interiores, desde a concepção do Projeto de Arquitetura, fará toda a diferença no resultado final. 

Quando o Design é planejado desde o inicio, em conjunto com o projeto de arquitetura do imóvel, é possível desenvolver ambientes muito mais funcionais entre si e conseguir uma estética muito mais harmônica. 

                                                                          Projeto de Design de Interiores e Arquitetura | Gomes Soprano Arquitetura

É importante, também, que os Projetos sejam feitos por profissionais de qualidade, pois um Projeto de Arquitetura, mal planejado e, mal executado, pode tornar o trabalho de Design de Interiores mais complexo, fazendo com que seja difícil atingir os resultados desejados.

Por isso, é essencial contratar profissionais especializados e qualificados para realizar os serviços. Além disso, desenvolver os dois projetos em conjunto vai facilitar o processo, já que o profissional pode criar a parte estrutural já pensando nas melhores soluções de design para você. 

Entenda como pensar no Projeto de Design de Interiores, desde o inicio, o ajudará a conquistar o espaço dos teus sonhos:

Espaços mais funcionais e confortáveis

Como já foi dito, o Design de Interiores vai muito além da estética e, cuida para que os ambientes internos da sua casa, proporcionem todo o conforto e a praticidade necessários e que faça a conexão entre você e o seu ambiente.
Por isso, o designer projetará não apenas a decoração, mas também a posição dos móveis, os melhores pisos e revestimentos para o espaço, a iluminação artificial e, a melhor forma de aproveitar cada cantinho do cômodo, otimizando o ambiente e garantindo que você tenha acesso a tudo o que precisa no dia a dia.

- Economia na implantação de seu Projeto

Muita gente deixa de contratar o serviço de Design de Interiores, por achar que vai pagar caro pelo projeto, mas a verdade é que a conta sai muito mais barata, quando colocamos tudo na ponta do lápis.

Isso acontece, porque o Profissional tem contato dos melhores fornecedores e, sabe onde conseguir materiais de qualidade, por um preço justo e acessível.

Além disso, o profissional tem todo o conhecimento necessário para sugerir as melhores soluções de acordo com o que você deseja por um preço que cabe no seu bolso. 

Quando o Design é pensado, juntamente, com o Projeto de Arquitetura, você evitará gastos extras, que poderiam surgir com necessidades de reformas ou reparos futuros - comuns quando se deixa a parte de Design de Interiores, para depois.

Por aqui - na Gomes Soprano, tudo é, cuidadosamente, planejado, pensando no imóvel como um todo, evitando desperdício de materiais e compras desnecessárias.

- Projeto harmonizado e muito mais completo
Ao unir Projeto de Arquitetura e o de Interiores, você não apenas está cuidando da estrutura da sua casa, mas também da funcionalidade, da estética e do conforto que você e sua família usufruirão no dia a dia.
Afinal, essas são qualidades indispensáveis para fazer de um imóvel nosso lar, não é mesmo?
Quando se planeja o design de interiores desde a concepção do Projeto de Arquitetura, fica mais fácil chegar a esse objetivo e com certeza o resultado final é incrível.

exemplo de moodboard

Onde podemos ver a principal função do
Design de Interiores sendo aplicada?

É importante projetar cada espaço habitável e, todos os seus detalhes com um propósito em mente (comer, fazer exercícios, relaxar).

Um espaço de restauração, por exemplo, é diferente de um espaço de lazer ou de convívio. Para tal, trabalhamos tendo em conta estes quatro elementos fundamentais:

Acústica: A acústica deve adequar-se ao estilo de vida e ao tipo de atividades que se desenvolvem no espaço. Uma biblioteca, por exemplo, e suas especificidades.

Iluminação: Isso define o clima do espaço e, ajuda a atingir seu objetivo.

Cores: Elas influenciam as pessoas que entram no espaço e, suas emoções.

Azul, verde e roxo são cores relaxantes e convidam à reflexão.

Amarelo, vermelho e fúcsia são energéticos e otimistas.

Bege e branco estão ligados à concentração, pureza e simplicidade.

Rosa transmite inocência, confiança e otimismo.

Casa projetada por ARRCC e OKHA Interiors
Projeto por ARRCC e OKHA Interiors

Quais formas o Design de Interiores pode adotar?

A energia e a atitude de um espaço denotam os diferentes estilos de Design de Interiores.

Desde estilos mais sóbrios e tranquilos – como nórdico, clássico, meados do século, moderno ou minimalista – até estilos mais complexos e estilizados como art déco, eclético, kitsch e vintage.

Em um mundo, em que os avanços da tecnologia, resultaram em máquinas fazendo trabalho humano, é importante despertar a criatividade das pessoas. É o que torna os humanos diferentes e nos torna melhores.

Por isso, procuramos, sempre, criar espaços que causem impacto, que não deixem ninguém indiferente, espaços onde a criatividade flua.

Nesse sentido, é importante promover a beleza e erradicar a desordem.

Espaços harmoniosos, equilibrados e onde há ordem, sem serem estéreis criam um clima positivo e, estimulam a criatividade.

roda estilo por Patrícia Bustos
Roda de estilos que pode ser empregados, no Design de Interiores

Quais ferramentas são necessárias para um
projeto de Design de Interiores?

Primeiro, precisamos de um Briefing do cliente, no qual ele detalha seus gostos e necessidades.

Em seguida, precisaremos fazer algumas pesquisas e, encontrar informações e imagens de referência, que os ajudem a definir o estilo, as formas e a paleta de cores. Depois de fazer isso, você precisará comunicar sua proposta, visualmente, para que o cliente possa entender sua visão.

Junto a isso, você incluirá amostras de todos os materiais propostos.

Você precisará pensar na Ambientação e na distribuição vertical. Afinal, não vivemos em um mundo 2D.

Um piso áspero ajudará a visualizar a disposição dos diferentes elementos e, depois você precisa projetar o espaço superior para que tudo fique harmonioso.

O volume precisa ser compensado e, você não deve saturar demais um espaço.

Os elementos precisam respirar e a energia precisa fluir e as diferentes peças precisam se destacar.

Programas que gerem imagens 3D, nos ajudam a ver como o espaço funcionam nesse sentido.

Hair Perucas Brasil
Hair Perucas Brasil, imagens 3D | Gomes Soprano Arquitetura

Agora que você já conhece as funções de cada profissional e, sabe as principais vantagens de contratar com um bom Projeto de Design Interiores.

Lembre-se de procurar bons profissionais, com bom histórico de projetos e de sua confiança para garantir os melhores resultados.

Aqui na Gomes Soprano, você encontrará profissionais preparados para cuidar dos seus Projetos, desde a concepção do seu Projeto de Arquitetura.

Não deixe de conferir as áreas de atuação do nosso Escritório.


Não sabe por onde começar a decorar, reformar ou construir ?
Conheça nosso GUIA PRÁTICO DE DECORAÇÃO, DESIGN DE INTERIORES E ARQUITETURA.
Clique AQUI e saiba mais!


Deixe sua opinião nos comentários!


Até mais!

Obrigado por acompanhar nosso trabalho!

__

Para saber mais de nós e, de nosso trabalho, basta "CLICAR" no ícone de sua preferência abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas